Avelino Alcebíades Alves (1928-2023)
Na manhã da última segunda-feira, 22 de maio, tivemos a triste notícia do falecimento de um dos pioneiros da observação astronômica visual em Santa Catarina: o Sr. Avelino Alves. Nascido em Florianópolis no dia 16 de junho de 1928, somente após sua experiência profissional, por volta dos seus 50 anos, é que ele se interessou plenamente pela Astronomia, atividade que o projetou tanto à nível nacional como internacional. Inicialmente Avelino se associou à UBA (União Brasileira de Astronomia) por volta de 1982.
Por meio da UBA Avelino organizou em Florianópolis/SC a primeira celebração do Dia da Astronomia em dezembro de 1984, junto com o Planetário da UFSC. Aquele encontro já anunciava os preparativos a respeito da passagem do Cometa 1P/Halley em 1985 e 1986. Não por acaso, Avelino foi o primeiro e último catarinense a observar e registrar esse cometa: iniciando sua temporada na noite de 6-7 de novembro de 1985 e encerrando em 16 de maio de 1986, totalizando 22 registros do famoso cometa.
Avelino observou outros sete cometas totalizando 41 registros visuais.
Numa entrevista concedida por volta do ano 2000 ao reporte Francis Silvy (RBS), Avelino disse que gostaria de, um dia, descobrir um cometa, pois o nome do descobridor é dado ao cometa. Pois bem, os olhos de Avelino não chegaram ao ponto de fazer essa descoberta. Mas bem que ele merecia ao menos ser homenageado no céu, tipo, com um nome de asteroide, para ao menos apontarmos nossos telescópios, observá-lo e sempre nos lembrarmos dele. #ficaadica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário