CONTATOS DESTA COMISSÃO: costeira1@yahoo.com (e-mail), Rua Antônio Domingos de Souza, 315 - Florianópolis/SC, CEP 88047-585 (Endereço)

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Informe #021

500 observações visuais

Temos o prazer de anunciar que ultrapassamos a marca de quinhentos registros visuais feitos desde o início do ano! Lembramos que há 17 dias tínhamos alcançado a marca de 400 registros.

Agradecemos os observadores que compartilharam seus registros conosco até então. Além do próprio coordenador desta Comissão, temos:

Augusto César Silva de Sousa,
Antônio Martini Jr,
Bruno Lima Lobo,
Cleidson Marcos da Silva,
Daniel Mello,
Denis Zoqbi,
Geovandro Nobre,
José Guilherme de Souza Aguiar,
Júlio César Fernandes Neto,
Lauriston Trindade,
Lucas Camargo da Silva,
Luiz Araujo,
Maciel B. Sparrenberger,
Marco Goiato,
Rodolfo Langhi,
Tasso Napoleão e
Willian Souza

Os registros desses observadores estão disponíveis para consulta on-line no website da Secção de Cometas/REA & Comissão de Cometas/UBA:

http://www.rea-brasil.org/cometas/observacoes.htm

Notamos que a visibilidade favorável dos cometas 2P/Encke, C/2019 U6 Lemmon e C/2020 F3 NEOWISE foi responsável pela excelente quantidade de observações recentes.

Na lista de observações também há links para imagens feitas no Brasil e que também foram submetidas à Comissão de Cometas/UBA.

Neste ano o Cometa C/2019 U6 Lemmon vem se consolidando como o astro com o maior número de registros visuais (214 observações). Considerando os 50 anos da Comissão de Cometas/UBA bem como os 32 anos da Secção de Cometas/REA, esse astro está em 7º lugar quanto ao número de registros. Para saber quais são os recordes, acesse o website: http://rea-brasil.org/cometas/estatistica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário