Cometa C/2020 F3 NEOWISE
Esse objeto foi detectado pela primeira vez em 27 de março de 2020 pela sonda WISE (
Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer) como um objeto de 17ª magnitude. A partir do dia 31 de março alguns observatórios situado na superfície da Terra passaram a acompanhar o cometa. O Telescópio Faulkes (em Siding Spring, Austrália), por exemplo, detectou o cometa como um astro de 18ª magnitude situado na constelação de Popa. No Brasil, em 21 de abril o cometa foi observado por Marco Goiato (Araçatuba/SP) quando estimou o brilho em magnitude 11,8.
As efemérides indicam que esse cometa deve atingir um brilho máximo em torno de
magnitude +1 no início do mês de julho de 2020, porém muito próximo do Sol.
Mais informações no
website:
http://www.rea-brasil.org/cometas/2020f3.htm.
Observações feitas no Brasil estão no
website:
http://www.rea-brasil.org/cometas/observ2020f3.htm
Atualização em 10 jul 2020
Durante a primeira quinzena de julho de 2020 temos nos vislumbrado com belas imagens deste cometa obtidas por observadores no hemisfério norte. No entanto, quando consideramos o volume de registros visuais deste cometa, somos a associação astronômica que mais enviou observações, mesmo que tenhamos acompanhado o astro em sua fase pré-periélica. Até 10/jul/2020 já acumulávamos 33 observações visuais feitas por 4 observadores. Uma evidência estava na página de estatísticas do COBS (
https://cobs.si/statistics) e uma das tabelas reproduzimos abaixo:
Alguém pode questionar:
como podia o nosso grupo REA-UBA possuir mais registros se os australianos possuíam muito mais? O motivo é simples: vários colaboradores australianos enviaram seus registros ao COBS como observadores independentes, enquanto que no nosso caso preferimos destacar todo o trabalho da REA e da UBA no que tange à observação de cometas.
Esperamos que o Cometa C/2020 F
3 NEOWISE continue em boas condições de observação assim que ele voltar à nossa disponibilidade após a terceira semana deste mês de julho.
Atualização em 18 jul 2020
A partir desta data o Cometa C/2020 F
3 NEOWISE voltou a ser visível em território brasileiro logo após o pôr-do-sol, começando pelas localidades do norte e nordeste do Brasil. Recebemos algumas imagens do observador Frederico Paiva Quintão (Zurich, Suíça) obtidas nesta data (18 de julho) quando o cometa esteve em conjunção com a estrela iota UMa. Em menos de uma hora foi possível detectar o movimento do cometa usando essa estrela como referência.
Frederico Paiva informou que o aspecto visual do cometa por meio de um binóculo 7x50 era muito parecido com as imagens acima, exceto a extensão da cauda que, na fotografia, era um pouco maior em virtude do tempo de exposição.
Atualização em 7 ago 2020
A Comissão de Cometas/UBA já recebeu mais de 100 (cem) registros visuais
desse cometa bem como várias fotografias. Uma curva de luz com tais
registros visuais está disponível no link:
http://rea-brasil.org/cometas/gif/2020f3graf.gif